Manchetes

Para escrever seus Comentários, clique no título da Postagem. Paz e Bem!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"O Sonho de Nossa Senhora"

Por Vinícius Farias, em Sentinela no Escuro, com adaptações.


Há algum tempo, diversos leitores têm pesquisado aqui no Reflexões Franciscanas esta "oração". No entanto, só agora pudemos, com a publicação de grande valia do nosso também leitor Vinícius Farias, adaptar a postagem que fez em seu blog - bem a calhar pela comemoração de ontem, Fiéis Defuntos - e acrescentando um pequeno testemunho deste que ora escreve. Fica a dica para quem quiser acrescentar mais versões e testemunhos.

*******

Vocês já ouviram falar do Sonho de Nossa Senhora? Esta é uma história/oração que ouvi da boca da minha avó um dia desses que me deixou bem interessado. Pelo que fiquei sabendo esta é uma história que veio com os portugueses para o Brasil e, aos poucos, foi sendo modificada de acordo com os costumes locais.
Algumas versões falam sobre o nascimento de Jesus, outras simplesmente se focam no sonho em si, que nada mais é que uma possível visão que  Maria teve dos sofrimentos pelos quais Jesus passaria e uma promessa de aviso do dia da morte. Não acredito nestas promessas de aviso do dia da morte. Jesus mesmo disse para nos prepararmos, pois não sabemos o dia em que Ele nos chamaria em vários trechos do Novo Testamento. Claro que alguns poderiam, excepcionalmente, receber esta graça – é possível – mas só por rezar uma oração…
O mais engraçado é que este chamado “Sonho de Nossa Senhora” tornou-se um exímio caso de "superstição popular". Algumas versões dizem que quem souber a oração e não rezá-la todos os dias será amaldiçoado, além de encontrá-la em vários sites de exoterismo (isso me lembra aquelas "correntes" que recebemos por e-mail).
Porém, a mensagem em si é bonita. E é uma ideia super interessante. Poucos tiveram a ousadia de criar uma história paralela com as personagens dos Evangelhos. As Escrituras são a fonte fidedigna e última, mas nada impediria que se usasse as mesmas personagens, dada a devida reverência, para se construir enredos com propósitos evangelizadores. Acho que seria positivo.
Como poucos conhecem, resolvi postar aqui no blog. Achei uma versão portuguesa da dita oração. Penso que é o jeito mais fácil de se evitar polêmicas sobre a verdadeira versão do Sonho:
O Sonho de Nossa Senhora
"Estando Nossa Senhora
Com seu livro d’ouro na mão
Meio lido, meio rezado,
Chegou seu filho Jesus.
- Mãe minha,
Que fazeis aqui?
- Eu nem durmo nem vigio;
Esta noite sonhei um sonho,
Cruel Sonho!,
Vi-vos amarrar com rigorosas cordas,
Vi-vos prender com rigorosas correias.
Mãe minha,
Tudo quanto vós dizeis
É uma pura verdade.
Quem esta oração rezar
Três vezes ao dia
De má morte não morrerá,
O inferno não verá,

as portas do Céu abertas achará,
Três [dias] antes da sua morte
Minha mãe Maria Santíssima lhe aparecerá:
- Filha minha,
confessa os teus pecados
a meu filho Jesus

e seus pecados
Estão perdoados."
O que vocês acharam? Já conheciam o Sonho? Conhecem outra versão?
*******
Sim, eu já ouvia com minha avó e minha mãe. Inclusive, em meu estado de nascimento – Pernambuco – por tradição da família do meu avô – holandesa – esta “oração” chegou até nós com o nome “O sonho de Nossa Senhora de Belém”. Segundo a explicação de modo simples, da minha mãe, era uma “oração para libertação de sofrimentos”. Inclusive, ela narra um acontecido com uma de suas irmãs e que, ao rezar esta oração, foi atendida. A mesma Também veio com certa rima, mas com praticamente o mesmo conteúdo, que segue abaixo:
“Nossa Senhora estava dormindo,

terrou (se assustou) os pés,
sentou e seus calçados calçou.
Em seu caminho navegou
ao Rio Jordão chegou.
Ela dormiu e sonhou com três cravos
que cravaram Nosso Senhor.
Um em uma mão, outro na outra e outro nos pés.
Ela dizia: ‘Fulano, confessa-te e, aqui nesse mundo, tu serás rei;
e no outro, rei coroado serás’.

Quem esta oração rezar três dias antes de sua morte,

eu mandarei meu Filho visitar.
Quem ouvir e não aprender nem ensinar,
dobradas penas terá
e a sua alma se arrependerá.”

T


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...